Prophylaxis – Clínica de Vacinação

CORONAVÍRUS – PESSOAS QUE NÃO APRESENTAM SINTOMAS PODEM DISSEMINAR O VÍRUS?

CORONAVÍRUS – PESSOAS QUE NÃO APRESENTAM SINTOMAS PODEM DISSEMINAR O VÍRUS?

Sim, alguns indivíduos infectados, que ainda não apresentam sintomas podem disseminar o vírus. É por isso, que o isolamento social e o distanciamento físico são importantes medidas para desacelerar ou reduzir a transmissão da COVID-19.

A maioria das pesquisas feitas até agora, mesmo que conduzidas com poucos indivíduos, mostra que a etapa inicial dos sintomas – quando uma pessoa começa a tossir (ou espirrar) – é o momento em que espalha mais vírus. Mas um estudo recente no New England Journal of Medicine documentou que algumas pessoas que não apresentavam sintoma algum ou tinham apenas sintomas muito brandos também podiam disseminar quantidades significativas do vírus.

Um estudo que analisou casos em Cingapura e na cidade de Tianjin, na China, aponta que quase metade dos casos identificados nestas localidades parecem ter sido passados por pessoas que ainda não apresentavam sintomas. Os pesquisadores fizeram uma estimativa de tempo entre o momento em que um indivíduo é infectado e o momento em que ele infecta outra pessoa: 5,2 dias para Cingapura e 3,95 para a cidade chinesa. Também se estimou quanto tempo uma pessoa infectada pode ter transmitido o vírus antes de aparecerem os sintomas: 2,55 dias para Cingapura e 2,89 para Tianjin. Ou seja, os doentes podiam infectar outras pessoas durante quase três dias antes de aparecer qualquer sintoma.

Estas pesquisas confirmam que preocupação com a transmissão assintomática é relevante e significativa. Sem sintomas, segundo os estudos, o indivíduo infectado toma menos precauções e acaba disseminando o COVID-19. Enquanto ainda não se tem a vacina e, no caso brasileiro, enquanto não se faz testagem em massa, é primordial que o isolamento social seja mantido. É a maneira mais eficaz de frear o vírus. Essa
recomendação vale mesmo para pessoas que não apresentem nenhum sintoma. Por isso, se puder, fique em casa.

#Fiqueemcasa
Prophylaxis: segurança e tecnologia gerando confiabilidade.
Central de Atendimento – 21 2495-1020
http://prophylaxis.com.br/

admin