Artigos

Perspectiva global

Forças globais estão se mobilizando de forma acelerada para enfrentar os desafios.

Empresas estão se organizando e participando ativamente para o controle das doenças transmissíveis que ameaçam ricos e pobres. As agências oficias de saúde como a Organização Mundial da Saúde estão fazendo um grande esforço para a equalização de recursos financeiros e tecnológicos entre paises do mundo desenvolvido e em desenvolvimento. Volumosos recursos financeiros estão sendo direcionados por organizações governamentais e não governamentais como a Fundação Bill e Melinda Gates, para a vacinação em massa dos países pobres e para a difusão global da informação, que é promotora de melhor qualidade de vida.

Alguns documentos anexos são referência dos textos acima e focalizam a criação dos índices atuais para medir Qualidade de Vida, Prevenção de Doenças e programas de Vacinação em massa como o GAVI, financiado pela Gates Foundation.

No Brasil, apesar de grandes esforços individuais, ainda não existe uma coalizão de forças capazes de alterar o panorama de desinformação e alto índice de sub-utilização de vacinas,que são os mais poderosos e modernos instrumentos de que a medicina dispõe, no combate às doenças antigas, novas e re-emergentes.