Artigos

A Revolução Biotecnológica

A segunda grande revolução dos últimos anos é a Revolução da Biotecnologia que deverá instrumentalizar de forma acelerada o desenvolvimento de ferramentas para a prevenção de doenças, que ameaçam países ricos e pobres e causam não só impacto para a saúde das populações, mas também enormes perdas econômicas. Exemplos recentes foram o surto da nova variante da Doença de Creutzfeld-Jakob, “Doença da vaca louca” (Europa, 1996) e a SARS (Ásia e Canadá) ver anexos.

Estas ferramentas se concentram em meios diagnósticos moleculares específicos para doenças infecciosas humanas e veterinárias e mais importantemente no desenvolvimento de novas vacinas eficazes e seguras para a prevenção das doenças contagiosas, privilegiando de forma definitiva a Medicina Preventiva e as ações para a preservação da saúde.

Finalmente, os avanços dos meios de comunicação devem ser interpretados como o grande saldo positivo da globalização e têm papel fundamental nas ações para a prevenção das Doenças.

A Prophylaxis® muito se orgulha de ter o seu trabalho alicerçado exatamente nestes dois eixos: a informação de qualidade e a vacinação contra as doenças imunoprevenìveis.