Reação adversa

Reação Adversa

Como com qualquer medicamento, as vacinas também podem causar reações. E apesar de todos os benefícios já bem comprovados oriundos da vacinação, as reações adversas são sempre motivo de preocupação, principalmente dos pais com relação aos seus filhos. Assim, é importante que 2 fatos sejam bem esclarecidos:

1 – Nem todo sintoma pós-vacinação é uma reação vacinal

Qualquer sintoma que ocorre após uma vacinação é na verdade um “evento adverso” , que pode ser:

_ Causado efetivamente pela vacina administrada, sendo então caracterizado como “reação adversa verdadeira“ ou pode simplesmente ser

_ Uma coincidência temporal: sintomas que a pessoa apresentaria mesmo se não tivesse sido imunizada e sem relação causal com a vacinação. Assim, quando não é possível se estabelecer uma relação causal entre um sintoma e uma vacinação, um médico deve ser consultado para investigação.

2 – A maioria das reações vacinais são brandas e transitórias

Enquanto os sintomas das doenças imuno-preveníveis podem ser graves e muitas vezes fatais, as reações adversas mais comuns às vacinas são normalmente brandas (como vermelhidão, dor e inchaço no local de aplicação ou febre baixa) e desaparecem espontaneamente após alguns dias.

Estas reações podem ser minimizadas apenas com uma compressa fria local, assim, uma atenção extra deve ser dada nos primeiros dias após a vacinação.

Reações mais importantes, como uma reação alérgica grave, também podem ocorrer, entretanto são extremamente raras.

Assim como raramente também podem ocorrer reações locais mais intensas, causadas por hipersensibilidade tardia da pessoa vacinada. Estas reações já são descritas na bula de algumas vacinas e devem ser acompanhadas por um médico, já que requerem cuidados especiais.

A desinformação sobre segurança vacinal pode confundir e afetar decisões importantes sobre a saúde de sua família. Procure se Informar!

Fonte:

http://www.cdc.gov/vaccines/vac-gen/safety/default.htm

http://www.cdc.gov/vaccinesafety/ensuringsafety/sideeffects/index.h

https://www.cdc.gov/vaccinesafety/concerns/index.html