Hepatite A

HEPATITE A



1 – O que é a Hepatite A

É uma doença séria do fígado causada pelo vírus da hepatite A (HAV), que é encontrado nas fezes de pessoas infectadas. Esse vírus normalmente é passado por contato pessoal, principalmente através das mãos ou por ingestão de alimento ou água contaminada.

Uma pessoa com hepatite A pode passar facilmente a doença para outras pessoas da mesma família.

Os sintomas podem ser febre, dor muscular, náuseas; a pele pode ficar amarela (icterícia) e a urina escura- cor de coca cola, devido ao mau funcionamento do fígado causando um acúmulo de um pigmento no sangue (bilirrubina). As provas de função hepática ficam alteradas.

A maioria dos casos têm evolução benigna, porém um pouco demorada (1mês ou mais). O repouso é fundamental no tratamento enquanto não houver normalização das provas de função hepática. Alguns casos podem evoluir com gravidade necessitando hospitalização.

2 – Por que tomar a vacina?

È uma doença que afasta as pessoas do trabalho e da escola por um tempo maior podendo em alguns casos causar falência do fígado e morte.

3 – Quem deve ser vacinado e quando?

Crianças e adolescentes

• Os bebês normalmente recebem duas doses da vacina de hepatite A com intervalo de 6 meses entre as doses, a partir de 1 ano de idade.

1ª dose: com 1 ano

2ª dose: 6 meses após a 2ª dose.

– Qualquer criança que não tomou a vacina também deverá ser vacinada com 2 doses desde que tenha mais de 1 ano de idade..

Adultos

• Todos os adultos não vacinados com risco de contrair a infecção por hepatite A deverão ser vacinados.


4 – Quem não deve tomar a vacina?

• Qualquer pessoa que tiver tido uma reação alérgica grave a uma dose anterior da vacina contra hepatite A não deverá tomar outra dose.

• Qualquer pessoa que estiver moderada ou gravemente doente quando uma dose da vacina estiver programada deverá provavelmente esperar até se recuperar, antes de tomar a vacina.


5 –Quais os riscos da vacina?

A vacina da hepatite A é muito segura. A maioria das pessoas não tem qualquer problema com ela.                       

Alguns problemas leves podem ocorrer principalmente no local da aplicação: dor, vermelhidão e inchaço.

Pode dar febre geralmente, abaixo de 38º C, dor muscular, dor de cabeça e mal estar.


6 – E se houver uma reação grave?

A que devo ficar atento(a)?

Qualquer coisa preocupante, como sinais de uma reação alérgica grave (raríssima), febre muito alta ou mudanças de comportamento.

Sinais de uma reação alérgica grave podem incluir manchas em forma de colmeia pelo corpo (urticária), inchaço do rosto (boca e olhos), dificuldade de respirar, batimentos cardíacos acelerados, vista escura, tontura e fraqueza Esses sintomas se apresentariam alguns minutos ou algumas horas depois da aplicação da vacina.


O que eu devo fazer?

Se achar que os sintomas indicam uma reação alérgica grave ou outra emergência que não pode esperar dirija-se ao hospital mais próximo e comunique ao seu médico.