Prophylaxis – Clínica de Vacinação

ATIVIDADE FÍSICA EM CASA EM TEMPOS DE PANDEMIA

fonte: https://www.who.int/news-room/campaigns/connecting-the-world-to-combat-coronavirus/healthyathome/healthyathome—physical-activity

A pandemia de COVID-19 fez com que muitos de nós ficássemos em casa sentados mais do que o comum. É difícil para muitos de nós fazer o tipo de exercício que normalmente fazíamos.

Mas em um momento como este, é muito importante que pessoas de todas as idades se mantenham o mais ativas possível. A campanha Be Active (Fique ativo) da OMS visa dar uma mão para fazer exatamente isso – e se divertir ao mesmo tempo.

Lembre-se: basta fazer uma pequena pausa da posição em que trabalha e levantar da cadeira, fazendo 3-4 minutos de movimentos físicos de intensidade leve, como caminhar ou alongar. Isso ajudará a aliviar os músculos e melhorar a circulação sanguínea.

A atividade física regular beneficia corpo e mente. Pode reduzir a pressão arterial elevada, ajudar a controlar o peso e reduzir o risco de doenças cardíacas, derrame, diabetes tipo 2 e vários tipos de câncer – todas as condições que podem aumentar a suscetibilidade à COVID-19.

Também melhora a força óssea e muscular e aumenta o equilíbrio, a flexibilidade e a forma física. Para os idosos, melhora o equilíbrio ajuda a prevenir quedas e lesões.

A atividade física regular em conjunto pode ajudar a criar uma rotina e se tornar uma forma de manter o contato com a família e amigos. Também é bom para a nossa saúde mental – reduzindo o risco de depressão, declínio cognitivo e retardando o início da demência.

Quanta atividade física é recomendada para sua faixa etária?
A OMS tem recomendações sobre a quantidade de atividade física que pessoas de todas as idades devem praticar para beneficiar sua saúde e bem-estar.

Bebês com menos de 1 ano de idade

• Todos os bebês devem ser fisicamente estimulados várias vezes ao dia.

• Para aqueles que ainda não engatinham, isso inclui pelo menos 30 minutos na posição prona (tempo de bruços), como brincadeiras no chão, espalhadas ao longo do dia enquanto o bebê estiver acordado.

Crianças menores de 5 anos

• Todas as crianças devem passar pelo menos 180 minutos por dia em uma variedade de tipos de atividades físicas em qualquer intensidade

• Crianças de 3 a 4 anos devem passar pelo menos 60 minutos desse tempo em atividades físicas de intensidade moderada a vigorosa

Crianças e adolescentes de 5 a 17 anos

• Todas as crianças e adolescentes devem fazer pelo menos 60 minutos por dia de atividade física de intensidade moderada a vigorosa

• Isso deve incluir atividades que fortaleçam músculos e ossos, pelo menos três dias por semana

• Fazer mais de 60 minutos de atividade física por dia proporcionará benefícios adicionais à saúde

Adultos com mais de 18 anos

• Todos os adultos devem fazer pelo menos 150 minutos de atividade física de intensidade moderada durante a semana, ou pelo menos 75 minutos de atividade física de intensidade vigorosa durante a semana.

• Para obter benefícios adicionais à saúde, os adultos devem aumentar sua atividade física de intensidade moderada para 300 minutos por semana, ou equivalente.

• Para desenvolver e manter a saúde muscular e esquelética, as atividades de fortalecimento envolvendo os principais grupos musculares devem ser realizadas dois ou mais dias por semana

• Além disso, idosos com pouca mobilidade devem fazer atividade física para melhorar o equilíbrio e prevenir quedas em três ou mais dias por semana.

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