Prophylaxis – Clínica de Vacinação

A VACINA E O SISTEMA IMUNOLÓGICO

A VACINA E O SISTEMA IMUNOLÓGICO

A vacina é um produto que estimula o sistema imunológico, da pessoa vacinada, a produzir uma proteção específica dentro de algumas semanas. Por este motivo ela deve sim ser usada, de preferência, antes da pessoa ser exposta ao risco da doença.

A vacina portanto NÃO enfraquece o sistema imunológico!

Ao contrário: ao estimular o seu sistema imunológico a pessoa vacinada vai ficar mais protegida.

Vacinas são específicas: Se você toma uma vacina contra a gripe, você vai produzir anticorpos somente contra o vírus da gripe. Mas neste momento de pandemia de coronavírus, é importante que todos estejam protegidos contra todas as doenças possíveis e portanto mais saudáveis.

A vacina é um produto que deve ser USADO de ROTINA ao longo da vida, para quando a pessoa eventualmente entrar em contato com um patógeno ela já estar protegida e assim não contrair a doença.

Qual o melhor momento para se vacinar contra a gripe? Por ser uma vacina que necessita ter a sua composição atualizada todos os anos, a vacina contra a gripe tem uma época para ser usada: antes do inverno, que é a estação que concentra o maior número de casos, ou seja, AGORA.

Toda vacina pode causar alguma reação e a vacina contra a gripe também. As reações são normalmente brandas e transitórias, como dor e vermelhidão no local de aplicação e eventualmente febre baixa. Esta reação NÃO é gripe, pois a vacina é incapaz de causar gripe. É importante ficar claro que o benefício proporcionado pela vacina é infinitamente superior às reações vacinais.

admin