Prophylaxis – Clínica de Vacinação

Hepatite B

Doença

Doença causada pelo vírus da Hepatite B, é transmitida por sangue e derivados sanguíneos, sendo atualmente considerada uma doença sexualmente transmissível (DST). Além da doença aguda, a Hepatite B pode causar complicações a longo prazo como cirrose hepática, câncer de fígado e morte.

QUEM E QUANDO DEVE SER VACINADO

“A vacina é recomendada para todas as pessoas, a partir do nascimento”.

Existem 2 formulações de vacina contra Hepatite B:


• Vacina isolada: Vacina contra a Hepatite B.
• Vacina combinada: Vacina contra as Hepatites A e B.

Esquema de vacinação:

• Crianças: devem receber a 1ª. das três doses da vacina já nas primeiras 24 horas de vida e a segunda e a terceira doses, 1 e 6 meses após a 1ª. dose, respectivamente. A vacina utilizada abaixo de 12 meses de idade é a vacina isolada: Vacina contra a Hepatite B. Após os 12 meses de idade, pode-se usar a Vacina contra a Hepatite B ou a Vacina contra as Hepatites A e B.
• Adolescentes e adultos: Caso não tenham sido vacinados anteriormente, devem receber 3 doses da vacina, sendo a segunda e a terceira doses 1 e 6 meses após a primeira dose, respectivamente. Pode ser usada a Vacina contra a Hepatite B ou a Vacina contra as Hepatites A e B.

QUEM NÃO DEVE SER VACINADO

Pessoas com doenças infecciosas em fase aguda ou com febre.
Pessoas com história de reação grave (incluindo alérgica) a uma dose anterior da vacina ou a algum de seus componentes (vide bula).
• Gestantes (somente com liberação médica).