Prophylaxis – Clínica de Vacinação

Herpes Zoster

Doença

Doença causada pelo mesmo vírus da Varicela (ou Catapora), o Varicela zoster, caracteriza-se por erupção cutânea vesicular, normalmente unilateral, que segue o trajeto de um nervo, por este motivo costuma ser bastante dolorosa. O Herpes zóster é mais frequente em pessoas a partir dos 50 anos de idade e em pessoas com o sistema imunológico enfraquecido por doenças (como o câncer) ou por uso de certos medicamentos (como esteroides ou quimioterapia).

IMPORTANTE: Uma em cada cinco pessoas permanece com dor cutânea mesmo após o desaparecimento da erupção, fato conhecido como “neuralgia pós-herpética”.

QUEM E QUANDO DEVE SER VACINADO

“A vacina contra o Herpes zoster é indicada para todo adulto a partir dos 60 anos de idade, com ou sem história anterior de ter tido Varicela ou de ter se imunizado contra a Varicela”.

Esquema de vacinação:

• Adultos a partir de 60 anos de idade: uma dose única da
vacina contra o Herpes zoster (A vacina pode ser feita a 
partir dos 50 anos).

QUEM NÃO DEVE SER VACINADO

• Pessoas com doenças infecciosas em fase aguda (incluindo tuberculose ativa não tratada) ou com febre.
• Pessoas com história de reação grave (incluindo alérgica) a uma dose anterior da vacina ou a algum de seus componentes (vide bula).
• Gestantes (somente com liberação médica).
• Pessoas com doenças que afetam o sistema imunológico (Ex: HIV/AIDS, câncer entre outras) ou em uso de medicação / tratamento imunossupressor.
• Pessoas que receberam transfusão de sangue (ou plasma ou imunoglobulina) a menos de 3 meses.